A importância da fibra óptica na infraestrutura das operadoras de telecomunicações

À medida que a demanda por dados da Internet se acelera, a infraestrutura digital em todo o mundo precisa ser atualizada. As redes de fibra óptica são essenciais para a próxima tecnologia 5G e ambientes FTTx. A fibra óptica é o principal meio para largura de banda quase ilimitada, comunicações de longa distância entre organizações, companhias telefônicas e vários outros aplicativos de comunicação de longa distância. Conforme as redes evoluem, será interessante ver os modelos de receita e os casos de uso que surgem. Uma coisa, no entanto, é certa – a fibra óptica estará no centro deste ecossistema digital.

 

Compreendendo a fibra óptica e seu papel nas redes digitais

O que é fibra óptica ? A fibra óptica é a tecnologia para transmissão de dados usando pulsos de luz que viajam por longos fios de fibra fina e transparente. As fibras são tão finas quanto cabelo humano e são fibras ópticas plásticas – onde o polimetilmetacrilato é usado, ou fibra óptica de vidro – onde o vidro puro é usado.

Como funciona?

Em uma fibra óptica, os dados a serem transmitidos de um dispositivo começam como energia elétrica e são convertidos em raios de luz. Esses raios viajam em ondas através da parte interna da fibra, chamada de núcleo. O núcleo da fibra óptica passa os raios de luz através do princípio de reflexão interna total. Essas partículas de luz se movem para cima e para baixo no núcleo da fibra, sendo refletidas de volta. Uma camada externa, conhecida como revestimento, mantém a luz do núcleo intacta. Quando as partículas de luz chegam ao destino, um receptor óptico a converte de volta em energia elétrica. O receptor é então capaz de ler e compreender os dados.

 

Examinando a oportunidade de mercado e o potencial de crescimento

A ânsia por maior velocidade de internet é generalizada e isso gerou uma competição acirrada entre as empresas de telecomunicações (e suas redes de cobre) e as empresas de cabo (em conjunto com suas redes coaxiais). A competição trouxe à tona a verdade de que o acesso à Internet por meio de fios de cobre pode suportar larguras de banda na faixa de alguns Gbps, mas a única esperança de largura de banda ilimitada no futuro é a instalação de fibra óptica. A demanda por mais largura de banda continua a crescer a uma média de 70% da taxa composta de crescimento anual (CAGR), com o vídeo sob demanda (VoD) sendo o maior fator impulsionador. A fibra ótica permite que os consumidores consumam dados de uma variedade de fontes, ouçam e vejam formatos audiovisuais HD, vivenciem conteúdo imersivo e geralmente ganhem acesso a maiores volumes de dados digitais.

Em 2025, o número de terminais de rede terá aumentado devido à crescente adoção de FTTx, 5G e IoT com até 20% de conexões globais em dispositivos conectados 5G e 21,5 Bn usando IoT.

Telecomunicações globais como AT&T e Verizon (EUA) e Deutsche Telekom (Alemanha) fizeram investimentos estratégicos em rede de fibra antes de suas implementações de rede 5G. Da mesma forma, há um interesse significativo em investimentos em 5G e fibra também entre as empresas de PE. KKR comprou 37,5% de participação no projeto Telecom Italia Broadband por 1,8 bilhões de euros ; A EQT e a OMERS adquiriram em conjunto a Deutsche Glasfaser (DG) por 2,8 bilhões de euros

 

Fatores que impulsionam investimentos acelerados em redes de fibra óptica

Ascensão do FTTH como a tecnologia de banda larga doméstica preferida na era pós-COVID

Fibra para casa é uma tecnologia de comunicação integrada popular que usa tecnologia de fibra óptica para permitir uma comunicação mais rápida e eficaz. A tecnologia conecta as residências à operadora por meio de fios de fibra ótica. Há esforços crescentes para garantir que serviços FTTH acessíveis estejam disponíveis para muitos clientes, o que promoverá positivamente o crescimento econômico global. Os analistas prevêem que os fios de fibra ótica eventualmente substituirão a infraestrutura baseada em fios de cobre.

Algumas das principais tendências nos últimos dois anos incluem:

  • Uma diminuição de quase 7% em novas conexões em linhas de cobre
  • As conexões FTTH aumentaram em relação ao ano anterior em pelo menos 15%
  • Crescimento recorde do mercado de fibra na China; em 66% das adições líquidas FTTH globais
  • Bélgica, Tailândia, Argentina, Filipinas, Chile e África do Sul, entre outros, tiveram taxas de crescimento FTTH significativas no trimestre

 

Conectividade de fibra de backhaul como pré-requisito para 5G

De acordo com a Ovum, espera-se que o 5G alcance 37 milhões em 2020, 156 milhões até o final de 2021 e mais de meio bilhão em 2022. A empresa membro da 5G Americas, a Ericsson, prevê que as assinaturas 5G deverão atingir 1,9 bilhão globalmente em 2024. Isso exigiu grandes implantações de fibra óptica nas redes de backhaul em todo o mundo.

Atualmente, a penetração da fibra da Índia na infraestrutura de backhaul é inferior a 30%, em comparação com a China, que possui uma penetração de 99%. Governos em todo o mundo estão percebendo o papel da fibra na infraestrutura de backhaul e estão fazendo investimentos significativos para preencher essa lacuna. A Figura 3 abaixo mostra alguns dos principais investimentos na área de redes de fibra óptica.

 

A fibra óptica é um investimento de longo prazo com grandes retornos

A instalação de fibra óptica pode parecer uma iniciativa de alto CAPEX intensivo. No entanto, se planejado e executado corretamente, a longevidade da rede de fibra óptica, menor manutenção e menos hardware significa que as operadoras investem capital antecipadamente com grandes recompensas no longo prazo. Vejamos as 3 principais recompensas de longo prazo da fibra óptica abaixo:

 

A fibra óptica ajuda a valorizar o valor imobiliário a longo prazo

Um relatório do FTTH Council Americas afirma que o valor de um imóvel residencial pode ser valorizado em mais de US $ 5.000 se uma conexão de fibra for parte da propriedade. Claramente, há muito valor em uma conexão de fibra. Na era dos negócios baseados na Internet, os modelos tradicionais de avaliações imobiliárias mudaram e a localização física da sua empresa pode não ser tão importante – se você tiver a conexão certa com a Internet.

 

As redes de fibra óptica são fáceis de manter

Se apenas o capital inicial for considerado, a instalação de fibra óptica pode ser muito mais cara e inviável, especialmente quando comparada com redes de cabos de cobre. No entanto, o custo total de propriedade das redes de fibra óptica é muito menor do que as redes de cabos de cobre. As redes de fibra ótica requerem menos hardware e ainda assim cobrem distâncias mais longas antes da necessidade de emenda. Eles podem suportar uma pressão significativa para baixo e, portanto, podem ser colocados mais profundamente no solo, o que significa maior resiliência aos cortes.

 

Os cabos de fibra óptica são duráveis

Conforme mencionado anteriormente, a fibra óptica pode suportar pressões na faixa de 100-200 libras, tornando-a uma escolha ideal para implantação subterrânea profunda e garantindo sua segurança contra danos durante as operações de rotina. Os cabos de cobre, por outro lado, podem suportar no máximo 25 libras de pressão antes de começarem a apresentar danos. Esse recurso torna os cabos de cobre sujeitos a danos com facilidade durante as operações de rotina em um ambiente de telecomunicações. A pesquisa da STL também provou que uma rede de fibra óptica devidamente calibrada pode aumentar a vida útil da rede em pelo menos 10 anos.

 

STL traz para você soluções digitais de ponta a ponta

A STL, integradora líder do setor de redes digitais, há muito defende o aproveitamento da tecnologia para criar um mundo com experiências conectadas de última geração que transformam a vida cotidiana. Com intenso foco no desenvolvimento de soluções de rede ponta a ponta, a STL desenvolve soluções para empresas globais de telecomunicações, empresas em nuvem, redes de cidadãos e grandes empresas para suas redes fixas e sem fio para necessidades atuais e futuras. Confira nossos principais recursos em  interconexão óptica ,  soluções de acesso virtualizado ,  software de rede  e  integração de sistema

 

 

texto original traduzido de Amrit Mohanty encontrado em:

Optic fibre constitutes a major part of telecom carriers’ infrastructure spend

I just want to tell you that I am just all new to blogs and absolutely loved your blog site. generic cialis You amazingly come with perfect posts.

Sem Comentários

Postar um Comentário