Wireless Fidelity: O Resumo

Você pertence ao grupo de pessoas que pensa que o Wireless Fidelity é o nome completo de Wi-Fi? Caso sim, não se preocupe porque você faz parte da maioria e este artigo vai lhe mostrar a diferença. Continue lendo para descobrir o que significa Wireless Fidelity, como é diferente do Wi-Fi e como os dois passaram a ser usados ​​de forma intercambiável.

 

O que é Wireless Fidelity?

 

O termo Wireless Fidelity é composto pelas palavras “Wireless”, que significa o uso de ondas em vez de cabos para transferência de sinal, e “Fidelity”, que significa suporte duradouro. Como a união desses dois termos poderia sugerir, Wireless Fidelity é um termo usado para definir a tecnologia de dados que permite às pessoas acessar a internet de alta velocidade sem a necessidade de cabos. Um equívoco comum é que o Wireless Fidelity seja uma expansão do “Wi-Fi”.É um erro comum acreditar nessa informação incorreta, já que uma pesquisa no Google por “Wi-Fi full form” apresenta com segurança o Wireless Fidelity como o resultado. Na verdade, Wi-Fi foi criado apenas como um termo de marca mais comercial para o termo técnico “IEEE 802.11”.

 

O Wi-Fi realmente significa fidelidade sem fio?

Resposta curta: Não.

 

Resposta longa: O termo Wi-Fi foi cunhado por uma empresa de consultoria de marca chamada Interbrand em 1999 para a empresa que promove a tecnologia chamada Wi-Fi Alliance como um nome mais memorável se comparado ao nome técnico “IEEE 802.11”. A associação acidental entre os dois foi formada quando a Wi-Fi Alliance lançou um comunicado contendo um slogan para Wi-Fi que dizia: “O padrão para fidelidade sem fio”. Esta foi apenas uma tentativa de promoção da empresa para tornar mais fácil para o mercado doméstico entender o que significava Wi-Fi. O que acabou acontecendo, no entanto, foi que as pessoas passaram a acreditar que Wi-Fi na verdade significava Wireless Fidelity.

 

A Wi-Fi Alliance retirou este slogan e ofereceu esclarecimentos, mas eles estão optando por se concentrar em sua popularização e aceitação de Wi-Fi como um termo. Portanto, embora Wi-Fi e Wireless Fidelity sejam parentes próximos um do outro, seus significados não são exatamente os mesmos.

 

 

 

Como é o futuro do Wi-Fi?

Internet das Coisas

Os dispositivos e dispositivos que nos rodeiam já se tornaram uma parte indispensável de nossas vidas. Mas a tecnologia está no seu melhor quando está fora do nosso caminho. É aqui que a Internet das Coisas como um conceito brilha em exibição total. Uma rede interconectada de seus dispositivos, todos se comunicando uns com os outros perfeitamente, começou a se tornar uma realidade. O advento do Wi-Fi6 significa que mais e mais dispositivos serão capazes de se conectar entre si e a troca de informações entre eles ficará cada vez mais rápida.

 

Cidades Inteligentes

Uma rede de dados robusta que permite velocidades Wi-Fi rápidas é um bom presságio para o desenvolvimento de cidades inteligentes em todo o país. Espera-se uma melhora dramática nas condições de vida por meio do acesso a serviços e comunicação rápida. A gestão de edifícios e tráfego, juntamente com serviços públicos como a gestão de água e resíduos, devem ser beneficiados.

 

Personalização

Como acontece com a maioria dos serviços, a personalização parece ser o nome do jogo quando se trata do futuro do Wi-Fi também. Já estamos testemunhando uma onda de conteúdo com curadoria de big data, anúncios direcionados, etc. Mas mesmo os próprios provedores de Wi-Fi podem começar a oferecer ofertas mais personalizadas à medida que aprendem sobre seus requisitos de velocidade e padrões de consumo com a ajuda de IA e machine learning.

 

 

FAQs

Por que isso é chamado de fidelidade sem fio?

O termo wireless fidelity é formado por duas palavras: Wireless e Fidelity. Wireless sugere a ausência de cabos ou fios para a transferência de sinais e Fidelity significa suporte duradouro. Essas duas palavras se combinam para definir a definição de Wireless Fidelity, que é: uma tecnologia de dados que permite às pessoas acessar a internet de alta velocidade sem a necessidade de cabos.

 

Como funciona a fidelidade sem fio?

A fidelidade sem fio permite a criação de uma rede local sem fio. Assim como outras tecnologias sem fio, a fidelidade sem fio funciona enviando sinais entre dispositivos com a ajuda de certas frequências de sinais de rádio. O Wi-Fi opera nas larguras de banda de 2,4 GHz e 5 GHz.

 

Quem inventou o Wi-Fi?

Vic Hayes, o presidente do Comitê IEEE que criou os padrões 802.11 em 1997, é creditado com a invenção do Wi-Fi. Ele é até chamado de “pai do Wi-Fi”. Wi-Fi Alliance é a corporação responsável pela comercialização da tecnologia Wi-Fi.

 

Qual é a diferença entre wireless e Wi-Fi?

Sem fio normalmente se refere a uma rede móvel celular que permite o acesso à Internet em seu telefone sem a necessidade de instalação de hardware. O Wi-Fi, por outro lado, só pode ser acessado por meio de um roteador que deve ser instalado. Wireless e Wi-Fi diferem em termos de custo, alcance do sinal e velocidade de transferência.

 

 

 

 

texto original traduzido de Dhruv Sood encontrado em:

Wireless Fidelity: The Rundown

Sem Comentários

Postar um Comentário